Olimpíadas Nacionais da Filosofia

on .

OPF

Nos passados dias 3 e 4 de março realizaram-se, no Instituto Politécnico de Santarém, as XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia. A Escola Secundária da Marquesa de Alorna esteve representada pelos alunos Guilherme Valente (11º ano) e Guilherme Lourenço (12º ano), escolhidos após a realização de uma prova de pré-seleção.

Os nossos alunos juntaram-se a outros oriundos de quarenta escolas públicas e privadas de todo o país e realizaram, durante 3 horas, um ensaio filosófico sobre um dos quatro temas propostos (elaborados por uma Comissão Científica composta por cinco professores que de forma direta ou indireta estão ligados ao ensino superior) e que só foram conhecidos no início da realização do ensaio.

Os ensaios foram classificados, numa primeira fase, por grupos de três professores que apuraram os melhores quarenta e nove. Chegar a esta fase é muito bom. Numa segunda fase, foram classificados individualmente por dois professores e dos quarenta e nove em apreciação foram selecionados os dez melhores, que numa terceira fase, foram avaliados e classificados pela Comissão Científica. Chegar aqui é excelente. Após esta última fase de avaliação, são atribuídas sete menções honrosas e três medalhas, o bronze, a prata e o ouro.

O aluno Guilherme Valente ganhou a medalha de prata e com este feito extraordinário será um dos dois representantes de Portugal nas XXXI Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que este ano se realizarão em Olímpia, na Grécia, entre os dias 11 e 14 de maio. Muitos parabéns.

• Demo Image